Concurso Nacional de Leitura: Fase distrital em Silves

Robin Pedras conquista um lugar entre os cinco melhores alunos do Algarve


A final distrital da 8.ª edição do Concurso Nacional de Leitura realizou-se no dia 5 de maio na Biblioteca Municipal de Silves e reuniu cerca de 123 alunos do Algarve (90 do 3.º ciclo e 33 do ensino secundário).
Do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes participaram 9 alunos, três do ensino secundário e seis do 3º ciclo, designadamente:Escola Secundária Francisco F. Lopes: André Rosa, Inês Oliveira e Mariana Ramos;Escola Básica Dr. António João Eusébio: Smilla Adler, Marta Guerreiro e Mafalda Luís; Escola Básica Dr. João Lúcio: Robin Pedras, Sofia Batista e Érica Alvarenga.
Os alunos selecionados foram vencedores da fase escolar do concurso “Batalha dos livros”. Para este concurso, os concorrentes tiveram de ler duas obras: no 3º Ciclo  - Óscar e a senhora cor-de-rosa, de Eric-Emmanuel Schmitt e Aníbaleitor, de Rui Zink. No ensino Secundário  - A história do Sr. Sommer, de Patrick Süskind e Caim, de José Saramago.

A Câmara Municipal de Olhão colaborou com as escolas do concelho disponibilizando o transporte.
A prova iniciou-se com a resposta escrita a questões de interpretação acerca das obras selecionadas, seguindo-se o apuramento dos cinco melhores concorrentes de cada nível de ensino, momento este que decorreu na Biblioteca Municipal de Silves. Enquanto decorria a prova, os professores acompanhantes foram convidados a fazer uma visita guiada aos exlibris da cidade: a Sé e o Castelo. Terminada a prova, alunos e professores dirigiram-se para o Teatro Mascarenhas Gregório, onde atuaram alunos da Escola Secundária de Silves, que animaram o evento. Seguiu-se a comunicação dos cinco finalistas para cada nível de ensino e a prestação da prova oral: um pequeno questionário sobre cultura literária e uma prova de 90 segundos de leitura expressiva excertos das obras selecionadas, por cada finalista.
Da esquerda para a direita: Érica Alvarenga; Robin Pedras; Sofia Batista
 (7ºB - Escola Dr. João Lúcio)
Da esquerda para a direita: Mafalda Luís, Marta Guerreiro; Smilla Adler 
(9ºAno, Escola Dr. António João Eusébio)

O dia 5 de maio foi um dia feliz para o nosso Agrupamento, pois a aluna Robin Pedras da turma A do 7º ano da Escola Básica Dr. João Lúcio ficou classificada entre os cinco finalistas do 3º Ciclo. Esta classificação é a melhor de sempre do ensino básico, no nosso agrupamento e constitui um estímulo para os colegas da Robin: ler é bom e nós podemos ser tão bons como os melhores.
Destacamos também a excelente classificação da aluna Raquel Correia de Sousa, do Agrupamento de Escolas João da Rosa, classificada em 3º lugar. Muitos parabéns à Raquel e à Robin!



 O apresentador, o júri e os concorrentes finalistas do 3º Ciclo no Teatro Mascarenhas Gregório
Robin Pedras está ao centro.
As seis alunas do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes

Sem comentários: