Batalha dos Livros: sessão concelhia

A fase concelhia da 6ª edição do concurso “Batalha dos Livros” realizou-se no dia 23 de abril de 2014, Dia Mundial do Livro, no auditório da Biblioteca Municipal de Olhão. Os vencedores de cada escalão, apurados nas Escolas Básicas e Secundária do concelho de Olhão, defrontaram-se num ambiente de saudável competição, fazendo prova do seu conhecimento das obras lidas e dos reflexos rápidos para carregar no botão eletrónico. A apresentadora do concurso foi a Coordenadora Interconcelhia, professora Anabela Batista. Foram estas as equipas vencedoras:
1º Escalão (3º e 4º anos): Campeões da leitura, com 9 pontos, da Escola Dr. José Carlos da Maia;
2º Escalão (5º e 6º anos): CBR , com 12 pontos, do Colégio Bernardete Romeira;
3º Escalão (7º e 8º anos): Papa Letras, com 15 pontos, da Escola Professor Paula Nogueira;
4º Escalão (9º e 10º anos): Caçadoras de Livros, com 9 pontos, da Escola João da Rosa;
5º Escalão (11º e 12º anos): Show das Poderosas, com 9 pontos, da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes.


Os vencedores foram premiados com um livro de Banda desenhada e um certificado de vencedor; foi-lhes, ainda, prometido uma pen drive e uma viagem no Caíque Bom Secesso pela Ria Formosa, durante o 3º período. Os restantes alunos participantes receberam diversos brindes oferecidos pela Rede de Bibliotecas Escolares. O grupo Leya também nos concedeu brindes para os alunos vencedores do AEFFL. Na entrega dos prémios esteve presente o DrCamacho, representante da autarquia.
A Batalha dos Livros é o evento de promoção da leitura que mais alunos mobiliza no concelho de Olhão: este ano participaram 698 estudantes, do 3º ao 12º anos, sendo 266 do Agrupamento Francisco Fernandes Lopes.
Nesta edição não obtivemos primeiros lugares por parte das escolas de ensino básico, contudo os alunos defenderam a sua escola com garra; destacamos a equipa do 1º ciclo da Escola Dr. João Lúcio, “O bando dos 4 leitores”, que obteve um honroso 2º lugar.
Escalão
Equipa
Classificação
Pontos
O bando dos 4 leitores (E. Dr. João Lúcio)
6
Livros dramáticos (EB1 Moncarapacho)
0
Relâmpagos (E. Dr. João Lúcio)
2
Os livros dramáticos (EB1 Moncarapacho)
0
As corujas da leitura
0
Os Noddy leitores
6
Os leitores compulsivos ESFFL
0
Felinas dos Livros ESFFL
3

Show das Poderosas ESFFL
9



Para operacionalizar o concurso, contámos com o apoio técnico do professor responsável pelo curso profissional de Eletricidade da ESFFL a quem muito agradecemos; a organização do evento esteve a cargo da Rede de Bibliotecas de Olhão, que agradece todo o empenho da Biblioteca Municipal de Olhão, da Câmara Municipal de Olhão, dos alunos, professores, direções de escolas e das famílias dos participantes.

Sem comentários: