Encontro com a escritora Ana Maria Magalhães

A escritora Ana Maria Magalhães esteve no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes no dia 27 de outubro de 2014, data em que se comemorou o Dia Internacional da Biblioteca Escolar.
De manhã, a escritora visitou a Escola Básica Dr. João Lúcio, onde cerca de 78 alunos dos 3º e 4º anos a aguardavam com curiosidade. Os professores já tinham trabalhado algumas das suas obras, pelo que os alunos estavam muito bem informados acerca da vida e obra da escritora. O diálogo entre a autora e os alunos foi muito vivo. Ana Maria Magalhães revelou algumas das suas muitas aventuras vividas no processo de recolha de informação para a produção dos livros, referindo uma fantástica viagem à Amazónia, onde apanhou um tremendo susto no encontro face a face com uma jibóia. Ensinou, também, aos alunos uma fórmula mágica para obter bons resultados nos testes.

Terminada a sessão, a autora e as organizadoras deste evento (coordenadoras da Rede de Bibliotecas Escolares de Olhão, coordenadora Interconcelhia, representante da editora Leya, professoras bibliotecárias e coordenadora de estabelecimento) almoçaram no Laboratório de Cozinha onde as aguardava um delicioso almoço, num espaço previamente decorado e preparado para acolher a autora. Ainda houve uma surpresa: uma deliciosa sobremesa.


Às catorze horas, já Ana Maria Magalhães chegava ao auditório da Escola Básica Dr. António João Eusébio, onde os alunos do 4º ano haviam colado cartazes com desenhos e textos relativos às suas leituras.

A sessão foi animadíssima, com revelações surpreendentes sobre a criação das personagens da coleção “Uma Aventura”, que tinham sido alunos de carne e osso! A autora contou divertidos episódios da sua infância e esclareceu os alunos que escreve sempre sentada à mesa com a sua amiga, Isabel Alçada, entre outras revelações.


No final de cada sessão, foi sorteado um livro pelos alunos que não haviam adquirido um exemplar, seguindo-se uma sessão de autógrafos. Todos se mostraram agradados com esta fantástica visita.

Sem comentários: