Halloween - 2010


Dia das Bruxas

Hoje dia 29 de Outubro, dia de paragem das actividades lectivas o agrupamento de escolas de Moncarapacho preparou as festividades relativas à efeméride. Neste sentido o Departamento de Línguas andou numa azáfama para que tudo estivesse em ordem logo pelas 8.30h da manhã.
De entre as actividades podem destacar-se:
  • Desfile de disfarces;
  • Concurso de abóboras;
  • Concurso da refeição mais horrenda;
  • Visionamento de filmes temáticos.
  • Leitura de obras temáticas para isso foram seleccionadas obras na Biblkioteca e destacadas em expositor próprio.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.


Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.

Sem comentários: