Quando uma criança "vai para a escola" pela primeira vez, os pais devem ter em atenção algumas questões que podem tornar mais agradável e "normal" esse momento.
Claro que há crianças que se adaptam com grande facilidade e encaram a ida para a escola com enorme entusiasmo.
Contudo, há também os outros casos, de integração e mudança mais complicadas que, com algum acompanhamento e bom senso dos pais, podem ser atenuados.
Assim é preciso que os pais tenham as seguintes atenções:
Claro que há crianças que se adaptam com grande facilidade e encaram a ida para a escola com enorme entusiasmo.
Contudo, há também os outros casos, de integração e mudança mais complicadas que, com algum acompanhamento e bom senso dos pais, podem ser atenuados.
Assim é preciso que os pais tenham as seguintes atenções:
- Garantir que as autonomias mais importantes estão adquiridas:
vestir-se, calçar-se, arrumar as suas coisas, tomar conta do que é seu, comer sozinho, deslocar-se, saber regras básicas de segurança, etc. - Explicar que ir para a escola é normal e significa que se cresceu e que já se é "grande".
Falar dos casos de todos os outros meninos, que também vão aprender, brincar e fazer amigos novos. - Ir para a escola não é um castigo, é uma "promoção", um momento importante que se atingiu.
- Se é a primeira vez, leve a criança a conhecer a escola antes do início das aulas.
Se bem que muitas vezes haja "dias de apresentação", ver a escola calmamente com os pais pode transmitir segurança. - Faça as compras de tudo o que é necessário com a criança.
Deixe-a escolher e estimule o bom senso.
A mochila, por exemplo deve ser do tamanho das costas da criança e, se tiver rodinhas, ainda melhor.
O material de trabalho deve ser o adequado (e o solicitado), sem desprezar a qualidade, mas sem "luxos" inúteis que depois constrangerão a criança face aos colegas. - Não falhe os horários, nem de entrada, nem de saída.
A pontualidade deve ser estimulada, e vale também para o momento em que se vai buscar a criança. - Não facilite com as faltas: a assiduidade também dá importância à nova etapa que se iniciou.
- Pergunte como correu o dia e o que fez a criança e os amigos, mas fale também do seu dia.
Troque informações e experiências, conte os seus "casos do dia". Converse. - Aceite a tristeza e a inadaptação dos primeiros dias.
Chorar é normal, mas não ceda e mantenha as rotinas como previsto. - Acompanhe os trabalhos da aula e os trabalhos de casa.
Não os faça em vez da criança, mas apoie-a. Faça desse momento um espaço de interacção e partilha.
IN: http://www.junior.te.pt/regresso_aulas
Sem comentários:
Enviar um comentário