Integração da BE nas práticas docentes

Biblioteca Escolar Dr. José Fernandes Mascarenhas – Moncarapacho
Esclarecimento de dúvidas

1. Como faço para usar a biblioteca escolar?
 - Dialogo, no início do ano lectivo, com o Coordenador da BE, e fico a saber como está organizada, que documentos tem, como me pode ser útil?

2. Porque é importante entender como está organizada a BE?
- Só assim posso fazer um Guia de Utilizador, sugerir recursos e orientar os meus alunos na procura da informação acerca de um tema ou nas diferentes sugestões de leitura?

3. O Guia do Utilizador é muito útil?
 - O Guia do Utilizador pode ajudar a aprender a organização de uma biblioteca ou de qualquer serviço de biblioteca. Dele devem constar as regras de uso da BE, e ainda a organização dos documentos?

4. Posso utilizar a Biblioteca em qualquer actividade e nas áreas curriculares?
- Sim, enquadrando-a na sua planificação ou ao sabor de uma necessidade ou de um prazer.

5. Como devo propor a articulação da BE com o currículo?
- Sugerindo projectos, actividades e recursos no contexto das áreas curriculares.

6. O que devo fazer para apresentar propostas aos colegas?
- Seleccionar os conteúdos e organizar recursos para propor aos docentes aquando da elaboração das planificações mensais.

7. Que tipo de recursos oferece a BE?
 - A BE oferece recursos diversificados em diferentes formatos e on-line conforme o objectivo, posso utilizar os vários géneros da Literatura ou os livros informativos.

 8. Que relação posso estabelecer entre o manual escolar e os recursos da biblioteca?
- Com um poema, posso abordar as Ciências ou a Matemática, com a ilustração posso introduzir a Arte ou, recorrendo aos livros informativos, possibilitar o acesso e o uso de informação específica.

9. Os Livros, os CDs, os DVDs e a Internet complementam o manual, podendo melhorar as práticas docentes e a aprendizagem?
- Na verdade a Biblioteca tem obras que abordam um manancial de temas.

Sem comentários: