Texto de José Fanha





As gajas são lixadas

Autor: José Fanha

“O meu amigo Helder levou ontem um medíocre da nossa professora e, quando chegou ao recreio pôs-me uma mão no ombro e disse-me com cara de quem sabe muito bem do que é que está a falar:
-Sabes o que eu te digo, pá? As gajas são lixadas!
Fiquei-me com aquela. Se o Helder dizia é porque devia ser verdade. Eu é que andava distraído e nunca tinha pensado a fundo nesses assuntos relacionados com gajas. Mas pensando bem, o Helder tinha toda a razão. Verdade, verdadinha: As gajas são lixadas.
Bastava lembrar-me da Armandinha que, em vez de me dar os cromos das pastilhas elásticas, preferia deitá-los para o caixote do lixo só para me irritar. E da Célia, a quem pedi namoro e se desatou a rir. E da Joana que todos os dias me dizia que eu tinha cara de sapo engasgado.
O Helder tinha mesmo razão. Quando fui para casa, ia a repetir cá para comigo: As gajas são lixadas! As gajas são mesmo lixadas! Olhava para cada mulher que passava por mim na rua e pensava: Tu és uma gaja lixada. Vinha outra... Tu também és uma gaja lixada!
Cheguei a casa a repetir baixinho: As gajas são lixadas...
-Que que vens a dizer, filho?
-Perguntou-me a minha avó, e eu nada, nadinha...Pus-me a pensar. A minha avó não era lixada. E a minha mãe também não. Nem a minha madrinha. Muito menos a Rita das trancinhas do 3º esq. que não era mesmo nada lixada.
Mas não havia dúvidas. O Helder tinha toda a razão. As gajas são lixadas. As gajas são mesmo lixadas. O problema é que, entre as mulheres que eu conhecia, não tinha a sorte de conhecer nenhuma gaja.”

In, Diário inventado de um menino já crescido, Gailivro, 2007

1 comentário:

inespimentel disse...

E a sorte que ele tinha? Não tinha no seu dia a dia que se relacionar com "gajas lixadas"... um previligiado, mesmo!
... é que são lixadas a valer... algumas refinadamente lixadas!
... a sorte é que nem todas pertencem a essa "classe" de mulheres!