Mês Internacional da Biblioteca Escolar no AEFFL

Mês Internacional da Biblioteca Escolar no AEFFL


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.
A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias. Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar.
Em resposta a este desafio, a Rede de Bibliotecas de Olhão criou um conjunto de atividades que visam promover a visibilidade da biblioteca escolar, destinadas a alunos, professores e comunidade educativa em geral, e que deccorerão em todas as escolas do concelho.
No Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, estão programadas as seguintes atividades:

-Sessões de formação sobre a Biblioteca - “Vem conhecer a Biblioteca” para os novos alunos do agrupamento;

- Hora do conto – “Simão Mentiras” – dinamizada pela Biblioteca Municipal de Olhão, com duas sessões agendadas; a primeira para o dia 24 de outubro, na EB1/JI de Moncarapacho e a segunda, para o dia 31 de outubro, na EB1/JI da Fuseta, às 14:00;

- Encontro de alunos do 1º Ciclo com a escritora Ana Maria Magalhães, no dia 27 de outubro, às 10:30, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. António João Eusébio e às 14:00, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. João Lúcio;

- Leituras encenadas, de textos do património literário olhanense, pelo grupo de teatro A Gorda, direcionadas a alunos dos 2º, 3º Ciclos e e Ensino Secundário e agendadas para as seguintes datas: 24 de outubro, na Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes; 30 de outubro, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. João Lúcio; 31 de outubro, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. António João Eusébio; as sessões terão lugar nos auditórios das respetivas escolas, com início às 11:30;

- Campanha “Um livro, um sorriso” – promovida pela Biblioteca Municipal de Olhão, com a colaboração das bibliotecas escolares do concelho, que decorrerá de 13 de outubro a 20 de novembro, com a finalidade de recolher livros infantis, em estado novo, para serem oferecidos a crianças carenciadas do concelho de Olhão, durante a quadra do Natal.
            
           Neste momento, as Bibliotecas estão a elaborar o seu plano de atividades para o corrente ano letivo, estando previstas entre outras, as seguintes iniciativas: Apoio a atividades de estudo, Encontros com autores, Feira do Livro, elaboração do Jornal Escolar, DELF Scolaire, Jogo da Língua Portuguesa, Batalha dos Livros, Hora do conto, etc.

            Se tem ideias para acrescentar a este “mapa”,  se pretende fazer voluntariado nas bibliotecas escolares do AEFFL ou dar um outro qualquer contributo para a promoção da leitura e do conhecimento nas nossas escolas, envie a sua mensagem para bibliotecas@aeffl.pt.

Contamos consigo!

Norberta Sousa e Teresa Costa
Professoras Bibliotecárias do AEFFL

Sem comentários: