A HISTÓRIA EM DATAS


7 de Novembro de 1867: Nascimento de Marie Curie


Física francesa, Marie Curie nasceu Maria Sklodowska, a 7 de novembro de 1867, em Varsóvia, e morreu a 4 de julho de 1934, perto de Sallanches, em França. Quando Marie nasceu a Polónia ainda fazia parte do Império Russo e Marie foi a quinta e mais nova filha de um casal de professores. A família tinha perdido as suas propriedades e fortuna devido ao envolvimento em sublevações patrióticas polacas que pretendiam a restauração da independência da Polónia, tal facto condenou-os a uma vida difícil.
Marie fez os estudos  na Universidade da Sorbonne, em Paris.  No decurso dos estudos,e  em conjunto com o seu marido, Pierre Curie, descobriu o fenómeno da radioatividade, a partir de novos elementos que emitiam espontaneamente radiações. Em 1898, o casal conseguiu isolar um novo elemento que foi designado por polónio (nome dado em homenagem ao país de origem de Marie) e meses mais tarde o rádio (Ra). 
Em 1903 Becquerel, Marie e Pierre receberam, em conjunto, o Prémio Nobel da Física, pelos seus estudos sobre a radioatividade. 
Por todo o trabalho e investigação laboratoriais desenvolvidos, em 1911 foi-lhe atribuído a título pessoal o Prémio Nobel da Química, sendo o único cientista a receber este prémio por duas vezes. Depois da sua morte foi publicado o livro Radioactivité, em que trabalhou durante vários anos. 

File:Curie-nobel-portrait-2-600.jpg
Marie Curie

Sem comentários: