Ecos: Jorge Serafim no Agrupamento Dr. Francisco Fernandes Lopes


No dia 27 de Maio, os alunos das escolas básicas do Agrupamento Dr. Francisco Fernandes Lopes tiveram a oportunidade de ouvir contar contos tradicionais pelo reconhecido humorista, Jorge Serafim. Jorge Serafim consegue sempre cativar os ouvintes envolvendo-os nas histórias, mencionando aspetos hilariantes do quotidiano. Alunos e professores foram levados a refletir sobre temas sérios e intemporais, como a comunicação, o amor, a morte, a miséria e o infortúnio, sempre através do humor.
Atualmente, existe uma forte estimulação do sentido da visão, decorrente do enorme fluxo de imagens que invade o nosso quotidiano: são os computadores, os iPad, os telemóveis, a televisão… A sobrevalorização da imagem atrofia os restantes sentidos: o cheiro, o tato, a audição e o paladar, deturpando a realidade. A rir, fomos convidados a refletir sobre o impacto que a sociedade de consumo tem na nossa perceção da realidade.
Por isso, importa proporcionar outras vivências às crianças e aos jovens, neste caso, a fruição da palavra. Partindo do universo dos alunos, Serafim conduz-nos ao imaginário do conto tradicional onde desfilaram personagens tipo, que personificam a vaidade, a ganância, a prepotência, o medo, a morte. É o caso da velha miséria, a única entidade que mercê da sua astúcia, consegue sobreviver à morte.
Tal como no teatro vicentino, o trabalho de Jorge Serafim tem o mérito de produzir em nós uma catarse, pelo riso. “Ridendo castigat mores” - a rir se corrigem os costumes. A rir se passam os valores da nossa cultura. Como diz Serafim, os contos são para todas as idades; os contos contêm as bases para a construção de uma comunidade civilizada e para o desenvolvimento harmonioso da personalidade.

Sem comentários: