Fase Final do Campeonato de Leitura Expressiva e Leitura Rápida


    A aluna Lara Rebola, da Turma B do 5ºano, da Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio obteve o 1º Lugar. Parabéns!
Lara Rebola, 5ºB da Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio de Moncarapacho - Vencedora do 2º Escalão 
     
   No dia 14 de maio, pelas 14:30, no Auditório Municipal de Olhão, realizou-se a fase final do Campeonato de Leitura Expressiva e Rápida. Este evento foi organizado pela Casa da Juventude de Olhão, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Olhão e a Biblioteca Municipal. O Campeonato contou com a colaboração da Universidade do Algarve, através da participação do Pro-Reitor, Professor Doutor Manuel Célio Conceição, da escritora Julieta Lima, da Câmara Municipal de Olhão, com a participação da chefe de Divisão da Educação, Dra. Carla Caramujo. Estas três personalidades desempenharam o papel de júri da prova.

 
Participantes na final

A sessão final foi o culminar de um percurso iniciado nas salas de aula, com a eleição do melhor leitor por turma. Seguiu-se a fase escolar, realizada nas bibliotecas escolares, em que foram selecionados os melhores leitores por ciclo de ensino. Depois, no dia 9 de abril, a Biblioteca Municipal acolheu os representantes das escolas do concelho, tendo sido apurados três representantes por ciclo de ensino. O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernanades Lopes teve a felicidade de ter como representantes na final as alunas Joana Nascimento (1º ciclo da E.B. Dr. João Lúcio), Lara Rebola (2º ciclo da escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio) e Carolina Molina (3º ciclo da escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio). Na prova final, a Joana Nascimento e a Carolina Molina ficaram classificadas em 3º lugar, tendo dignificado o nome do Agrupamento. A aluna Lara Rebola deu-nos uma grande alegria por ter obtido o 1º lugar.
    Uma vez que se trata de uma final, a organização atribuiu o mesmo prémio a todos os participantes: livros, o Jornal J e uma pendrive .
   Esta prova consistiu na leitura de textos de imprensa e de textos literários, cuja temática é a realidade do concelho de Olhão. Com esta iniciativa pretende-se promover a leitura, a cultura local e premiar os melhores leitores que, em regra, também são excelentes alunos!!!

Sem comentários: