Canguru Matemático

No próximo dia 17 de Março (5ª-feira) realizar-se-á o Canguru Matemático, actividade transversal a todo o Agrupamento previsto no P.A.A.

- O Concurso (Internacional) consiste numa única prova realizada no mesmo dia em todas as Escolas. Não existe selecção prévia nem existe uma prova final.

- O Concurso Canguru de 2011 realiza-se no dia 17 de Março (entre as 14 e 15h30, oficialmente na maioria das escolas do país). Na nossa Escola, também se realizará, será dia 17 de Março na parte da tarde ou da manhã, com início oficial às … (ainda por decidir)
Caso sejam necessários outros ajustes devido à realização de fichas de avaliação, visitas de estudo e/ou outras razões estes serão tratados com organização e/ou com o Directivo.
- O Concurso apresenta-se em quatro categorias (existem seis – secundário) nesta escola, de acordo com as idades dos alunos:

- Categoria Mini-Escolar (para alunos do 4º ano de escolaridade);

- Categoria Escolar (para alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade);

- Categoria Benjamim (para alunos dos 7º e 8º anos de escolaridade);

- Categoria Cadete (para alunos do 9º ano de escolaridade).

- As provas são individuais com duração de 1h30m, excepto para a do 4º ano Mini.Escolar com duração de 1h15m.
Não é permitido o uso de máquinas de calcular ou de computador.
Os alunos respondem no enunciado da prova ou numa folha à parte (consoante a preferência do Professor Responsável) a cerca de 30 questões de resposta múltipla com dificuldade crescente (15 questões no caso do 4º Ano).
No cabeçalho das provas aparecem algumas instruções…as questões são todas de escolha múltipla…se errarem desconta…podem ir informando os alunos…podem até dizer que conta para nota e haverá bons prémios (participar)!?…

- Os professores de Matemática e os do 1º Ciclo distribuirão as provas entre si, justamente para as corrigir.

- Este ano haverá prémios para os melhores classificados a nível nacional em todas as categorias: livros de divulgação e DVD de simetria. Para os alunos que participem nas categorias Júnior e Estudante, ainda haverá o prémio adicional de inscrições na Escola de Verão DMUC/UC - inscrições limitadas e dados a confirmar - para os melhores classificados a nível nacional.

- A pontuação máxima na categoria Mini-Escolar é 75 pontos, na categoria Escolar é 120 pontos e nas outras categorias é 150 pontos.
Os alunos começam com uma pontuação de 15 pontos na Categoria Mini-Escolar, com 24 pontos na Categoria Escolar e com 30 pontos nas restantes categorias.
Por resposta errada serão penalizados em 1/4 da pontuação da questão.
A categoria Mini-Escolar é constituída por 5 questões de 3 pontos, 5 questões de 4 pontos e 5 questões de 5 pontos.
A categoria Escolar é constituída por 8 questões de 3 pontos, 8 questões de 4 pontos e 8 questões de 5 pontos.
As restantes categorias têm 10 questões de 3 pontos, 10 questões de 4 pontos e 10 questões de 5 pontos.

Importante

- Página para consultar provas de anos anteriores e testes online QUIZ, com exemplos (os primeiros) para o 1º Ciclo (4º ano - Mini-Escolar) e para outras categorias. Neste site podem também perceber melhor este projecto…


Mais informações, devem dirigir-se aos professores de Matemática do Agrupamento.

Sem comentários: