Sugestão para os nossos pequeninos!


"Ontem fiquei a saber uma coisa. Vou ter de usar óculos. Foi o que a mãe disse. Eu acredito sempre nela, mas desta vez não quero. Não quero nada usar óculos!"

A nossa sugestão vai para "NÃO QUERO USAR ÓCULOS" de Carla Maia de Almeida e ilustrado por André Letria, publicado pela Editorial Caminho.

Catarina Almeida escreve o seguinte sobre este livro:
A primeira reacção pode oscilar entre a calma e o histerismo. O medo de ficar feio e ridículo a falar mais alto, o filme dos colegas a brindá-lo com nomes tão giros como “caixa-de-óculos”. Não quero usar óculos, escrito por Carla Maia de Almeida e com ilustrações de André Letria, é para meninos que estão em negação.

A personagem é um menino que não quer usar óculos. Enquanto espera que chegue o par de lunetas, a criança sonha com o aspecto que terão e o uso que lhes vai dar. Para concluir que, afinal, os óculos permitem ver melhor e sentir mais perto o mar que está lá longe ou as árvores que se avistam da janela do quarto. E também sonhar acordado, espreitar para dentro de si mesmo, e olhar duas vezes e perceber que há sempre duas ou três maneiras de ver a mesma coisa.
E podes ouvir a história aqui !

1 comentário:

Cidália Teixeira disse...

A Personagem deste livro não quer usar óculos, tal como muitos outros meninos. Até eu, demorei a habituar-me. O médico dizia que era eu que não queria usar óculos. E era mesmo verdade, verdadinha. Mesmo já grande não queria usar óculos.
Cidália