"Ler +", nas Férias



"Ler+" nas férias e "saber +" em Moncarapacho. Ora aí está uma boa ideia! São estes os dois projectos da nossa Biblioteca para este Verão.

Esta é ideia que faltava aos nossos alunos, "ler+" nas férias, por isso a funcionária da BECRE, disponibiliza-se para ser um elemento facilitador destes projectos porque "os livros não devem ter férias!..."

Muitos dos meninos e meninas enquanto estão de férias, ficam muitas horas sózinhos em casa, enquanto os pais vão trabalhar. No entanto em vez de lerem um livrito, como se fazia no tempo em que não havia televisão e era a Biblioteca Itenerante da Gulbenkian, que nos trazia os livros quinzenalmente, à nossa aldeia, ficam todo o dia on-line. Não é mau de todo, ao menos aqueles pais sabem que os seus filhos não andam na rua, enquanto eles trabalham.

Ainda há poucos anos a vi a carrinha da Gulbenkian na minha aldeia,lá parada à espera, que miúdos e graúdos fossem requisitar livros.

Os tempos mudaram e eis que surge o Magalhães, onde os meninos que ainda nem sabem ler, mas já sabem jogar e muito bem, passam os dias a jogar aqueles jogos de batalhas, guerras e outros mais.
Enfim, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. É a lei do progresso.

Hoje em dia raramente se vê uma mãe levar um filho a uma biblioteca pública, como eu vi no outro dia em Olhão. É de louvar esta atitude, por isso temos aqueles alunos interessados por tudo o que é cultura e com um largo horizonte de sucessos e temos aqueles meninos que também ensinados muitas vezes pelos próprios pais não valorizam a cultura e a menosprezarem os valores sociais.

Ler é cultura.

Por isso meninos, jovens e adultos vamos todos "LER + "

Sem comentários: