João Aguiar (1943 - 2010)













Biografia
João Casimiro Namorado de Aguiar nasceu em 28 de Outubro de 1943 e viveu a infância entre Lisboa, cidade natal, e a Beira, em Moçambique. A mãe ensinou-o a ler para mantê-lo sossegado na cama, durante um longo período de doença, e de leitor interessado passou rapidamente a aspirante a escritor.
João Aguiar frequentou em Lisboa os cursos superiores de Direito e Filosofia mas foi em Bruxelas que se licenciou em Jornalismo, profissão que entretanto tinha começado a exercer. Na Bélgica, fez um pouco de tudo, desde lavar escadas a trabalhar no Turismo de Portugal.
De regresso a Portugal, fez o serviço militar e uma comissão em Angola no sector da acção psicológica, produzindo rádio para as tropas. Considerou-se sempre jornalista, mesmo passados largos anos desde que abandonara a actividade profissional. Começou pela RTP - onde também coordenou uma série da 'Rua Sésamo - e passou depois por jornais como 'Diário de Notícias', 'A Luta', 'O País'. Fez rádio no Canadá, onde trabalhou com Henrique Mendes.
Dizia-se um "monárquico não tradicionalista", justificava-o "por uma questão pragmática". O último romance que publicou -- 'O Priorado do Cifrão' - era uma sátira ao mundo criado por Dan Brown.
Numa autobiografia irónica que escreveu para o jornal de Letras em 2005, João Aguiar concluía: "A minha vida não dava um livro, e ainda bem.

De entre as suas obras podem destacar-se as seguintes:
# A Voz dos Deuses - 1
# A Voz dos Deuses - 2
# O Trono do Altíssimo
# A Encomendação das Almas
# O Navegador Solitário
# Inês de Portugal
# O Bando dos Quatro
# O Canto dos Fantasmas

Faleceu hoje dia 3 de Junho de 2010.

In, http://www.destakes.com/redir/0c5b4d6881b614a9536f4cdb96c9164d

Sem comentários: